Colégio Paraná Colégio Paraná

Notícias On-line

Sono regular estimula aprendizagem


09/07/2019

Um sono regular ajuda a estimular a aprendizagem. Além disso, uma noite bem dormida também pode proporcionar mais saúde e uma melhor qualidade de vida. Mas isso não se restringe apenas aos adultos, uma vez que se aplica ainda às crianças e aos adolescentes.
Entretanto, a qualidade de sono vem diminuindo desde invenções como luz elétrica e a dupla dinâmica: televisão e computador. Portanto, sabe-se que a população de agora dorme 90 minutos a menos do que as pessoas do início do século 20.
E essa mudança de hábitos tem consequências perigosas para a vida pessoal, profissional e escolar. Por exemplo, de acordo com o primeiro estudo envolvendo a privação do sono entre as pessoas, esses indivíduos passaram a apresentar irritabilidade, ansiedade e dificuldade de concentração.
Mas além das questões sociais e educacionais, a falta de um sono regrado pode prejudicar a saúde. Por essa razão, nesse artigo você entende melhor como uma noite bem dormida pode melhorar a aprendizagem, qual a importância do sono e como melhorar a sua qualidade na vida das crianças.
Por que o sono regular estimula a aprendizagem?
Uma noite bem dormida pode melhorar todas as fases da memória. Entre as principais estão: a aquisição, consolidação (ou o esquecimento) e a evocação. Primeiro, as informações são captadas, depois armazenadas de forma segura e por fim, lembradas.
No entanto, quando há falta de sono regular, a atenção e concentração são diminuídas. Consequentemente, a aquisição dessas informações é prejudicada e por isso o aprendizado não é atingindo com perfeição.
Mas além de ser importante nas fases da memória, o sono também tem uma enorme contribuição na formulação de ideias novas.
“Em um interessante estudo publicado recentemente, pesquisadores alemães submeteram um grupo de pessoas a um problema matemático em que havia uma regra escondida. Foi descoberto que somente as pessoas que dormiram puderam decifrar essa regra e resolver o problema de forma mais rápida.”
A importância do sono
Diante do apresentado, engana-se quem acha que um bom sono é benéfico apenas para o aprendizado. Na verdade, uma noite bem dormida pode contribuir com uma melhor saúde dos indivíduos.
Em primeiro lugar, noites mau-dormidas podem agravar-se com o tempo. Por exemplo, de um simples hábito de dormir até tarde, essa condição pode se tornar em um tipo de insônia, que pode até ser crônica.
Além disso, uma criança privada de sono pode estar mais propensa a desenvolver obesidade, diabetes e pressão alta. Ou acaba tendo mais chances de desenvolver algum problema mental na idade adulta.

Quem não consegue ter uma boa noite de sono também pode sofrer com altos níveis de cortisol no sangue, o que ajuda a promover o estresse. Por isso que é comum ouvir dizer que determinada pessoa fica irritadiça ao acordar.
Tudo isso sem contar em episódios de sonambulismo, insegurança emocional, cansaço e até mesmo depressão. Sendo esses problemas algumas das consequências que surgem pela falta de sono.
“O sono inadequado pode levar a problemas de aprendizado, comportamento, humor e saúde geral”, diz o neurologista pediátrico pela Universidade de Medicina de Duke e especialista em distúrbios do sono em criança, Sujay Kansagra . “O sono ruim pode piorar praticamente qualquer problema de saúde”.
Irritabilidade, problemas comportamentais, hiperatividade e déficit de atenção são outros problemas que podem surgir pelo sono insuficiente. E todo esse cenário pode acabar prejudicando a dinâmica familiar, atrapalhando na vida pessoal e social do indivíduo que pode ser de criança até adulto.
Por tudo isso, é necessário que os pais tentem melhorar a qualidade do sono das crianças e adolescentes. Mas para isso, talvez seja preciso algumas modificações de hábitos e intensificação de outros.
Como melhorar a qualidade do sono da criança?
De acordo com o neurologista pediátrico, os pais podem melhorar a qualidade do sono dos filhos mantendo consistente a rotina durante o período da noite. Como por exemplo, criando limites firmes a respeito de horários para comer, se divertir e dormir.
Outra dica dada pelo médico é buscar evitar luz noturna. Isso porque, a exposição a essa luz pode fazer com que a criança ou adolescente durma até tarde e, consequentemente, acorde tarde no dia seguinte.
Por essa razão, é necessário criar um ambiente propício para dormir e acordar nos horários corretos, inclusive nos fins de semana. E para criar esse ambiente é indicado manter os quartos silenciosos, escuros e frios. Além de banir dispositivos eletrônicos e telas nesses espaços. (3)
Ainda é indiciado escolher bons travesseiros e colchão, proporcionando maior conforto para o pequeno.
Também vale destacar que os pais precisam entender a dinâmica do sono com relação a idade do filho. É claro que um recém-nascido não dorme a mesma quantidade de horas que um adolescente, por isso precisam de atenção e cuidados diferentes.
Mas além das questões importantes como o horário de dormir, outras dicas podem ser associadas durante o dia. Por exemplo, ter uma alimentação saudável, equilibrada e mais leve durante todo o dia, especialmente à noite.
Atividades físicas também são recomendadas, mas devem ser realizadas até 4 horas antes de ir dormir. Já o hábito de leitura pode ser adotado para favorecer o início do sono.
O que atrapalha o sono?
Diversas razões podem explicar a falta de sono, por isso vamos citar algumas delas a seguir. Assim, fique atento em cada um dos tópicos para evitá-los:
• Consumir bebidas estimulantes antes do horário de dormir, a exemplo do café e dos refrigerantes
• Fazer uma refeição com alimentos pesados e de difícil digestão, ou ingeri-los menos de duas horas antes de dormir
• Televisão, vídeo-games e computadores instalados no quarto de dormir, sendo estímulos para se manter acordado e ativo
• Não ter um horário certo para dormir ou não mantê-lo durante os fins de semana ou feriados
• Barulhos podem atrapalhar a chegada do sono, pois despertam a curiosidade das crianças e adolescentes.
Hábitos que melhoram a aprendizagem
Agora que você já sabe quais são os hábitos que podem atrapalhar o sono e consequentemente a aprendizagem, está na hora de saber quais melhoram o desempenho escolar. Entre tantas dicas, algumas podem contribuir com o crescimento educacional dos pequenos.
Por exemplo, dormir pelo menos 8 horas por dia, ter uma alimentação regreda e praticar atividades físicas. Também é recomendado investir em leituras e hobbies, para que assim seja possível desenvolver novos talentos.
Publicado por Katharyne Bezerra
https://www.estudokids.com.br/dormir-bem-estimula-aprendizagem/

Ensino Infantil | Ensino Fundamental | Ensino Médio


Coryright 2019 - Sociedade Civil Educacional e Cultural de Maringá

Av. Prudente de Moraes, 815 - Zona 7 - Maringá - Paraná - Brasil

(44) 3027-1100