Filosofia

A palavra filosofia traz em si uma forte carga de significado. Tanto para os gregos na antiguidade quanto atualmente, filosofia significa amiga da sabedoria (filos - amigo e sofia - sabedoria).

A filosofia do Colégio Paraná é antes de mais nada "criar novos caminhos" que permitam aos alunos um contínuo encontro com a sabedoria, tendo em vista o indivíduo como ser total em seu ser total.

O objetivo do colégio é formar indivíduos não somente compostos de saberes técnicos mas também aptos a superar os desafios que surgem, e que estes provoquem mudanças interiores e exteriores.

Esta busca do próprio eu favorecerá a individualidade de cada educando, assim como a sociabilidade, sem esquecer a íntima relação entre corpo e espírito.

Favorecendo um ambiente e uma pedagogia da "integralidade" dá-se condições para que o educando descubra em si mesmo a sua totalidade que impulsiona a superar-se constantemente na busca do "mais", interagindo escola e cotidiano.

A escola tem por objetivo formar para a vida, contextualizando o pensar com o agir, que refletirão nas diversas esferas da sociedade. Desta forma, o colégio é responsável pela formação de cidadãos responsáveis por seu próprio desenvolvimento e de toda a sociedade na qual estão inseridos.

Nossa proposta enfoca as noções e habilidade, formação de conceitos e operações de pensamento, exige acompanhamento da aprendizagem, para que se investigue o crescimento dos alunos na direção desejada. A avaliação em sala, numa perspectiva de processo contínuo deve possibilitar a criação de nexos entre ensino e aprendizagem, apontando pistas à superação dos obstáculos enfrentados pelos alunos e pelos professores.

Acreditamos na capacidade de cada educando, assim como no entusiasmo de nossos professores e de todos aqueles que fazem parte desta comunidade educacional.

Coryright 2019 - Sociedade Civil Educacional e Cultural de Maringá